1. Home
  2. Docs
  3. Administração
  4. Como configurar o KwanzaGest multi-instalação?

Como configurar o KwanzaGest multi-instalação?

A partir do dia 01 de Janeiro de 2020 será obrigatório para todas as empresas no Regime Transitório ou no Regime Geral, o envio do ficheiro SAFT para a AGT (Autoridade Geral Trinutária).

Para que o KwanzaGest possa gerar o ficheiro SAFT correctamente é necessário configurar qual o tipo de instalação do mesmo, ou seja, existem empresas que têm apenas uma instalação (licença) do KwanzaGest associadas ao NIF (Número de Identificação Fiscal) e por outro lado existem empresa que têm várias instalações (licenças) do KwanzaGest associadas ao mesmo NIF (Número de Identificação Fiscal).

1º Passo – Identificação da empresa

A partir do menu lateral na secção “Administração”, clique no menu “Empresa” e de seguida no menu “Identificação” (1).

2º Passo – Configurar identificação da instalação

Dentro da página de edição dos dados da empresa, na secção “Dados Fiscais”, no campo “Identificador da Instalação”, clique em “Configurar” (2).

3º Passo – Activar multi-instalação

No popup da configuração da instalação, aparecem duas opções:

  • Uma instalação (3) – Esta opção deve ser escolhida quando tem apenas uma licença do KwanzaGest para a sua Empresa/NIF.
  • Várias instalações (4) – Esta opção deve ser escolhida quando tem mais do que uma licença do KwanzaGest para a sua Empresa/NIF (ex. se tiver duas ou mais lojas cada uma com a sua instalação).

4º Passo – Dados da instalação

Caso no passo anterior, tenha escolhido a opção “Várias instalações” deverá preencher os seguintes campos:

  • Identificador da Instalação (5) – Deve ser preenchido com uma identificação clara e resumida do estabelecimento (posto de venda) da respectiva instalação (ex “Loja Luanda”, “Loja Cabinda”). Cada instalação deve de ter um valor diferente, caso contrário não irá conseguir enviar o SAFT correctamente.
  • Identificador da Série (6) – Deve ser preenchido com um código o mais pequeno possível que irá constar na numeração dos documentos desta instalação (ex: “A”, “B”). Cada instalação deve de ter um valor diferente, caso contrário não irá conseguir enviar o SAFT correctamente.

5º Passo – Gravar dados

Para finalizar a configuração só precisa de carregar no botão “Gravar e Criar Séries de Facturação” (7).

ATENÇÃO

  • Ao alterar esta configuração as séries existentes serão inactivadas e não será possível voltar a emitir documentos das respectivas séries.
  • Serão criadas novas séries com a numeração das mesmas a iniciar no documento número um.
  • As configurações efectuadas, só entram em funcionamento a partir do dia 01 de Janeiro de 2020.

How can we help?