1º Passo – Aceder à configuração de documentos
Conforme indica a imagem deve abrir a página localização em Administração (1) – Gestão Comercial (2) – Documentos (3) e de seguida abrir a edição do documento (4) que pretende configurar.

2º Passo – Configurar campos de contravalor
Na configuração dos campos de contravalor deve ter em atenção as seguintes configurações:
- Permite Contravalores(5) – Este campo indica se é possível emitir documentos deste tipo com contra valor.
- Calcular Contravalor Impostos Retidos (5) – Este campo indica se é calculado o contravalor para o valor de impostos retidos no documento.
- Calcular Contravalores por defeito (6) – Este campo indica se por defeito todos os documentos deste tipo são emitidos com contravalor.
- Moeda Contravalor (7) – Caso o campo anterior esteja preenchido, este campo define qual a moeda em que o contravalor é calculado por defeito.

3º Passo – Emitir documento com contravalor
Depois de efectuar a configuração, o sistema está pronto para emitir documentos com contravalor, para isso pode aceder através de Gestão Comercial (1) – Documentos de Venda (2) – Facturas (3) para criar um novo de documento.
Ao emitir o documento é importante ter em atenção que o contravalor é calculado em função da moeda escolhida no campo (5). Caso este campo não esteja preenchido no o contra valor não será calculado.
Sempre que o campo Contravalor (5) é alterado, deve gravar o documento para que os valores sejam atualizados.

4º Passo – Emitir documento com contravalor
Após confirmar todos os valores e ter a certeza que os mesmo estão correctos poderá finalizar (8) o seu documento, sendo que na impressão do mesmo serão mostrados os totais com contravalor conforme a configuração efectuada.

Caso o contra valor não seja calculado correctamente, isso poderá estar relacionado com a configuração da taxa de câmbio. Poderá consultar a página “Como configurar taxas de câmbio” para saber mais sobre essa configuração.