1. Home
  2. Docs
  3. Administração
  4. Questões frequentes sobre modelos de impressão?

Questões frequentes sobre modelos de impressão?

1. Qual o comportamento do KwanzaGest caso não tenha nenhum modelo de impressão configurado?

Caso não esteja nenhum modelo de impressão configurado, é utilizado para todos os documentos/mapas impressos um modelo por defeito que tem as informações da empresa no cabeçalho (logótipo á esquerda, nome da empresa, NIF, capital social, morada, contacto e email) e sem nenhuma informação no rodapé.

2. Em que casos devo criar um novo modelo de impressão?

Quando há necessidade de aparecer informações diferentes no cabeçalho e/ou rodapé em pelo menos um documento/mapa. Por exemplo, mostrar as informações bancárias no rodapé de uma fatura.

3. Qual o comportamento dos diferentes tipos de cabeçalho?

  • Cabeçalho por defeito do sistema: logótipo á esquerda, nome da empresa, NIF, Capital Social, Morada, Contacto e Email.
  • Customizado – Apenas texto: Não aparece o logótipo da empresa, e aparece o texto configurado no modelo.
  • Customizado – Logótipo à esquerda: logótipo da empresa à esquerda, e aparece o texto configurado no modelo.
  • Customizado – Logótipo ao centro: logótipo da empresa ao centro, e aparece o texto configurado no modelo por baixo.
  • Customizado – Logótipo à direita: logótipo da empresa à direita, e aparece o texto configurado no modelo.

4. O que acontece quando configuro o modelo de impressão no menu de configurações da gestão comercial?

Todos os documentos/mapas que estão relacionados com a gestão comercial irão ser impressos utilizando o modelo que foi configurado. Por exemplo se for criado um mapa com as informações bancárias e configurado desta forma, todos os documentos (faturas, recebido, notas de crédito, etc.) e todos os mapas (mapas de impostos, conta corrente, etc.) serão impressos com as informações bancárias.

5. O que devo fazer quando tenho informações que devem aparecer apenas em alguns documentos?

Pegando no exemplo de cima, se quisermos que as informações bancárias apareçam apenas no rodapé dasfaturas e nas pró-formas, devemos criar um modelo com essa informação (cabeçalho por defeito do sistema e dados bancários no rodapé) e depois aceder ao menu “Administração” -> “Gestão Comercial” -> “Documentos” e editar o campo Modelo de Impressão nas faturas e nas pró-formas. Desta forma as informações bancárias só aparecem nestes documentos.

6. E se configurar um modelo de impressão nas configurações da gestão comercial, e outro modelo de impressão nas configurações do documento?

Neste caso quando imprimir o documento será utilizado o modelo das configurações dos documentos, e quando imprimir outros documentos/mapas será utilizado o modelo das configurações da gestão comercial. O KwanzaGest utiliza sempre primeiro o modelo das configurações do documento, caso este não esteja preenchido utiliza o modelo das configuração da gestão comercial, e caso este não esteja preenchido utiliza o modelo por defeito.

How can we help?