
O SAF-T(AO) (Standard Audit File for Tax Purposes) é um ficheiro normalizado de exportação de dados para posterior comunicação à Administração Geral Tributária.
Este ficheiro foi concebido com o objectivo de permitir uma exportação fácil, e em qualquer altura, de um conjunto predefinido de registos contabilísticos, num formato legível e comum, independente do programa utilizado.
O seu formato encontra-se em linguagem XML e a sua exportação nada afecta a estrutura interna da base de dados do seu programa ou a sua funcionalidade.
Para que serve?
Em termos práticos, o ficheiro SAF-T(AO) serve para comunicar à Administração Geral Tributária todos os documentos com relevância fiscal provenientes das actividades e transacções comerciais que as empresas realizam.
Quais os documentos que são comunicados?
Através deste ficheiro são comunicados obrigatoriamente à Administração Geral Tributária os seguintes documentos:
- Fatura;
- Fatura/Recibo;
- Fatura Simplificada;
- Nota de Crédito;
- Nota de Débito;
- Recibos;
Existem ainda outros documentos cujas características permitem a conferência de artigos e valores e que também são incluídos na exportação do ficheiro SAF-T(AO). São exemplo disso os Documentos de Transporte, Orçamentos, Facturas Pro Forma, Notas de Encomenda, entre outros.
Quais os prazos e obrigatoriedades?
Apenas é obrigado a submeter o ficheiro SAF-T nos meses em que tenha movimentos e documentos emitidos com relevância fiscal.
Assim, todos os documentos que criar, devem ser exportados em ficheiro SAF-T e submetidos na plataforma Portal do Contribuinte até ao último dia do mês seguinte.
No KwanzaGest tambem consegue exportar o ficheiro SAF-T(AO)
O KwanzaGest tem todas as ferramentas para exportar o SAF-T (AO) de uma forma simples e sem qualquer complicação! Saiba como.
Para enviar um ficheiro SAF-T para a AGT, basta fazer a sua submissão através do do Portal do Contribuinte. Consulte aqui o processo completo.