
Em algumas ocasiões é necessário registar um recebimento apenas de uma parte de um documentos, por exemplo quando um cliente paga um factura em várias prestações.
1º Passo – Seleccionar documento a pagar
Em primeiro lugar aquilo que deve fazer é identificar no KwanzaGest o documento que pretende “pagar”, para isso deve aceder à consulta de documento (1), depois de encontrar o documento que pretende clique para editar o documento (2).

2º Passo – Gerar recebimento
Depois de confirmar que os dados do documento estão correctos pode encontrar no final da página o botão “Opções” (3), ao clicar irá aparecer um conjunto de opções relativas ao documento. Clique em “Recebimento” (4) na secção “Gerar” para criar um novo recebimento com base no documento aberto.

3º Passo – Editar valor a pagar
Na secção “Detalhes” está registado o documento que estamos a pagar, neste caso devemos alterar o valor a pagar do documento em questão clicando no ícone “Editar” (5).
Pagamento de documentos na totalidade
Nos casos onde pretende efectuar o pagamento da totalidade do documento, não precisa alterar este valor.

4º Passo – Alterar e gravar valor a pagar
Após concluir o passo anterior, deve indicar o valor (6) que pretende pagar do documento (por exemplo o valor do documento é 100 mas só pretende pagar 50) e gravar essa informação no ícone “Gravar” (7).

5º Passo – Adicionar formas de pagamento
Antes de terminar o recebimento, deve registar as formas de pagamento, ou seja, a forma como foi feito o pagamento. Na secção “Pagamentos” do lado direito (8) estão disponíveis várias formas de pagamento. Neste caso vamos adicionar um pagamento em “Numerário“. Note que podemos introduzir várias formas de pagamento para o mesmo recebimento.

6º Passo – Preencher formas de pagamento
Num pagamento em numerário apenas é necessário indicar o montante recebido (9) e de seguida clicar para gravar este valor (10). Note que dependendo da forma de pagamento podemos ter de indicar mais informações sobre a mesma.

7º Passo – Finalizar recebimento
Após confirmar que todos os dados estão correctos, clique em “Finalizar” (11) o recebimento. Tenha em atenção que após finalizar não será possível alterar qualquer dado do recebimento e que o seu documento inicial poderá passar para o estado “Regularizado” nos casos onde fique pago na totalidade.
