
Sempre que anulamos uma factura/recibo no Kwanzagest é gerada uma nota de crédito automática, no entanto, pelo facto de este ser um documento auto-pago, caso o valor pago tenha de ser devolvido ao cliente, é necessário emitir uma devolução de valores para que a conta corrente do cliente fique correcta.
1º Passo – Abrir nota de crédito
Através do menu lateral abra o módulo de “Gestão Comercial”(1) depois abra a opção “Documentos de Liquidação”(2) e de seguida clique em “Nota de Credito ” (3) para abrir a respetiva página.

2º Passo – Emitir devolução de valores
Em primeiro lugar devemos fazer é identificar no KwanzaGest o documento que pretende “ Nota de Credito”, para isso deve aceder à consulta de documento (1), depois de encontrar a Nota de Credito que pretende clique em opções (2) vá em corrigir com devolução de valor (3).

3º Passo – Selecionar os produtos/serviços
Na listagem de produtos/serviços deverá selecionar os detalhes (4) referentes ao valor devolvido ao cliente e de seguida clicar no botão “Continuar” (5).
Dica
Na maior parte dos casos, deverá selecionar todos os detalhes, no entanto deve sempre ter em atenção se pretender devolver apenas parte do valor ao cliente.

4º Passo – Adicionar formas de devolução
Neste passo deve adicionar as formas de devolução dos valores ao cliente, em muitos casos a forma de devolução é a mesma que foi utilizada como forma de pagamento na factura/recibo.
No exemplo seguinte vamos utilizar uma transferência bancária como forma de devolução, ao abrir a opção de títulos bancários deve preencher os seguintes dados:
- Tipo Título (4) – Indica o tipo do título que estamos a registar, neste caso é uma transferência bancária.
- Conta Bancária (5) – Indica qual a conta bancária de onde vai ser feita a devolução.
- Número (6) – Indica o numero da transferência bancária.
- Valor Título (7) – Indica o valor total da transferência bancária.
- Valor a Utilizar (8) – Indica o valor utilizado da transferência relativamente a esta devolução de valores.
No final clique no botão “Gravar”.

5º Passo- Finalizar devolução de valores
Após validar todos os dados e validar que os mesmo estão correctos, deverá clicar em “Finalizar” (8) para finalizar a devolução de valores.
