1. Home
  2. Docs
  3. KwanzaGest
  4. Versões
  5. Versão 1.2.5 (Novembro de 2019)

Versão 1.2.5 (Novembro de 2019)

Gestão comercial

Melhorias nos números de identificação fiscal

  • Foram adicionadas validações na introdução do NIF. Caso não o pretenda inserir ao registar um cliente, simplesmente utilize o NIF genérico, carregando no botão “NIF Genérico”.
  • Para que possa corrigir os NIFs de clientes inválidos, foi atribuído o NIF Genérico (999999999) a todos os clientes cujos NIFs sejam considerados inválidos.

Tabela de Impostos

  • O que é a tabela de impostos?

    A tabela de impostos são os impostos por defeito para bens e serviços, dando-lhe a possibilidade de configurar até 3 impostos por produto.

    Após a configuração da tabela de impostos estar concluída, permite-lhe seleccionar a mesma no momento de facturação e será utilizado o imposto indicado no produto para a tabela seleccionada.

  • Porquê utilizar?

    Se estiver em regime de isenção, transitório ou de não sujeição, não irá necessitar de utilizar esta funcionalidade.

    Se por outro lado estiver no regime geral, ganhará rapidez na facturação, pois com apenas uma mudança no documento poderá mudar o IVA no documento completo.

  • Como assim mudar de IVA?

    Com a introdução do regime especial de Cabinda, passaram a existir 3 taxas de IVA: 14%, 12% e 2%. A taxa de 14% é a geral, e as restantes serão utilizadas em empresas relacionadas com Cabinda.

    Se for uma empresa de outra província que não Cabinda, por norma venderá ao IVA de 14%, mas se estiver a vender bens sujeitos ao regime especial de Cabinda a um cliente que esteja coberto por esse mesmo regime, esses bens deverão ser vendidos ao IVA de 2%.

    Por outro lado, se a sua empresa for de Cabinda, normalmente venderá os bens a 2%, mas estiver a vender bens a clientes de outras províncias, e que os bens não cumpram o estipulado na lei para serem taxados a 2%, então deverá vendê-lo ao IVA de 12%.

  • Como configuro a tabela de impostos?

    Nas configurações da gestão comercial, no separador de impostos tem de indicar se pretende a configuração automática para empresas de Cabinda ou para empresas de outras províncias.

    Ao efectuar esta configuração, o KwanzaGest vai configurar a tabela de impostos automaticamente consoante a sua selecção:

    • Se for uma empresa de Cabinda configura o imposto para a tabela de Cabinda como sendo 2%, e o de resto de Angola como sendo 12%;
    • Se for uma empresa de outra província configura o imposto a 14% para a tabela de Angola, e o de 2% para a tabela de Cabinda;

    Notas:

    1. No caso dos serviços, independentemente de estar abrangido pelo regime especial de Cabinda, a taxa de IVA é sempre a de 14%, excepto no caso de isenções;
    2. Esta é a configuração por defeito para os novos produtos, mudar esta configuração não afecta de forma alguma os produtos actualmente configurados;
    3. Nos produtos registados antes desta actualização foi configurado automaticamente o imposto da tabela secundária com base no imposto configurado anteriormente.
  • Como funciona?

    Ao facturar, pode seleccionar qual a tabela que vai utilizar, escolhendo uma das três opções no campo “Tabela de Imposto”, ao mudar a tabela, caso responda afirmativamente à questão, o imposto de todas as linhas será actualizado.

  • Sou uma empresa de Cabinda e o meu cliente é outra província, tenho de estar sempre a mudar a tabela de imposto?

    Não, pode editar os dados do seu cliente e seleccionar que a tabela de imposto dele é “Angola – Excepto Cabinda”.

  • Não sou uma empresa de Cabinda mas o meu cliente é, tenho de estar sempre a mudar a tabela de imposto?

    Não, pode editar os dados do seu cliente e seleccionar que a tabela de imposto dele é “Cabinda”.

  • Estou a registar um produto novo, como faço?

    Por defeito, serão seleccionados para cada tabela os impostos da configuração que fez, no entanto pode alterar caso estejam sujeitos a isenção.

Facturas de Adiantamento automáticas

  • Com a introdução do IVA tinhamos suspendido a geração dos adiantamentos automáticos aquando a finalização de documentos, quando o mesmo documento tinha títulos com valor por utilizar. Com esta actualização não só foi reposta essa opção, como agora é opcional. Isto permite-lhe utilizar o remanescente do talão, transferência bancária ou cheque em outro documento;

Regularizações

  • Disponibilizámos a capacidade de anular regularizações manuais;
  • Adicionamos a possibilidade de imprimir uma nota de regularização que indica os documentos regularizados, a impressão está disponível em tamanho folha ou talão;

Facturação

  • Por alterações resultantes da introdução da tabela de imposto, remodelámos a selecção das moradas do cliente;
  • Ao finalizar o documento, caso tenha indicado para imprimir todos os documentos resultantes da finalização, as notas de regularizações também serão impressas;
  • Na impressão, melhorámos a apresentação dos dados de entrega e das observações, estando agora a ocupar menos espaço na folha;

Dashboard

  • Corrigida uma situação que levava a que no gráfico, as proformas entrassem para a contagem do valor facturado.

How can we help?